img img img img

Os 10 Princípios do FSC

O esquema de Certificação do FSC, bem como todos os padrões de certificação mundialmente estabelecidos pelo FSC, estão fundamentados nos seguintes 10 princípios:

Obediência às Leis e aos Princípios do FSC: O manejo florestal deve respeitar todas a leis aplicáveis ao país aonde opera, os tratados internacionais e acordos assinados por este país, e obedecer a todos os Princípios e Critérios do FSC.

Responsabilidades e direitos de posse e uso da terra: Os direitos de posse e uso de longo prazo relativos à terra e aos recursos florestais devem ser claramente definidos, documentados e legalmente estabelecidos.

Direitos dos Povos Indígenas: Os direitos legais e costumários dos povos indígenas de possuir, usar e manejar suas terras, territórios e recursos devem ser reconhecidos e respeitados.

Relações Comunitárias e Direitos dos Trabalhadores: As atividades de manejo florestal devem manter ou ampliar o bem estar econômico e social de longo prazo dos trabalhadores florestais e das comunidades locais.

Benefícios da Floresta: As operações de manejo florestal devem incentivar o uso eficiente dos múltiplos produtos e serviços da floresta para assegurar a viabilidade econômica e uma grande gama de benefícios ambientais e sociais.

Impacto Ambiental: O manejo florestal deve conservar a diversidade ecológica e seus valores associados, os recursos hídricos, os solos, e os ecossistemas e paisagens frágeis e singulares, e ao assim atuar, manter as funções ecológicas e a integridade da floresta.

Plano de Manejo: Um plano de manejo – apropriado à escala e intensidade das operações propostas – deve ser escrito, implementado e atualizado. Os objetivos de longo prazo do manejo florestal e os meios para atingi-los devem ser claramente definidos.

Monitoramento e Avaliação: O monitoramento deve ser conduzido – apropriado à escala e à intensidade do manejo florestal – para que sejam avaliados a condição da floresta, o rendimento dos produtos florestais, a cadeia de custódia, as atividades de manejo e seus impactos ambientais e sociais.

Manutenção de florestas de alto valor de conservação: As atividades em manejo de florestas de alto valor de conservação devem manter ou ampliar os atributos que definem estas florestas. Decisões relacionadas à florestas de alto valor de conservação devem sempre ser consideradas no contexto de uma abordagem precautória.

Plantações: As plantações devem ser planejadas e manejadas de acordo com os Princípios e Critérios de 1 a 9 e o Princípio 10 e seus Critérios. Considerando que as plantações podem proporcionar um leque de benefícios sociais e econômicos, e contribuir para satisfazer as necessidades globais por produtos florestais, recomenda-se que elas complementem o manejo, reduzam as pressões, e promovam a restauração e conservação das florestas naturais.

Mais posts:

Existem duas modalidades de certificação FSC: certificação de manejo florestal e certificação de cadeia de custódia. A primeira delas, a certificação de manejo florestal, ocorre na floresta, sendo a garantia de que os recursos florestais estão sendo explorados de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

O que significa FSC?

O símbolo acima está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Podemos encontrá-lo em uma grande variedade de produtos, desde um simples papel impresso até embalagens de leite longa vida, pisos laminados, móveis de madeira, entre outros.

Abrir chat
Tire Suas Dúvidas Online
Olá 👋
Podemos te ajudar?