Qual a importância da Certificação de Cadeia de Custódia FSC

Existem duas modalidades de certificação FSC: certificação de manejo florestal e certificação de cadeia de custódia. A primeira delas, a certificação de manejo florestal, ocorre na floresta, sendo a garantia de que os recursos florestais estão sendo explorados de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

A certificação de cadeia de custódia refere-se a todas as fases que se seguem após a extração da madeira por um empreendimento florestal certificado. Ela garante ao consumidor que o produto foi fabricado com matéria-prima de floresta certificada ou de origem controlada segundo as normas internacionais do FSC.

Esta cadeia, ou corrente, é composta de vários elos, cada um representando uma fase do caminho percorrido pelo produto desde sua origem, na floresta, até chegar às mãos do consumidor final, passando por diferentes fases de processamento, transformação e distribuição.

Quem pode obter a Certificação de Cadeia de Custódia FSC?

Todas as empresas que processam, produzem ou distribuem produtos com matéria-prima de origem florestal podem se certificar através da norma de Cadeia de Custódia FSC. Como por exemplo, fábricas de papel, gráficas, distribuidoras de papel, madeireiras, entre outras.

Para obter a certificação é necessário implementar uma série de procedimentos e documentos de controle de procedência, manuseio e rastreamento da matéria-prima, além de outros requisitos. A Rama Global Consultoria auxilia as empresas em todas as fases deste processo, garantindo que a empresa conseguirá passar pelo processo de auditoria e obter a certificação desejada.

Após a aprovação pela auditoria, a empresa recebe seu certificado FSC, que passa a ser uma garantia irrefutável de origem responsável da matéria-prima.

Após certificadas, essas empresas podem vender, promover e distribuir seus produtos como certificados pelo FSC.

Mais posts:

Aumenta o número de pequenos e médios produtores que investem em reflorestamento e se submetem a rígidos critérios ambientais e sociais para ter o selo verde e se diferenciar. A tendência é puxada por multinacionais, que aumentam as exigências sobre a origem da matéria-prima junto à cadeia de suprimento.

Os custos da certificação FSC variam conforme a escala do empreendimento. Existem dois tipos de custos previstos: os custos diretamente relacionados com o processo de avaliação, licenciamento e monitoramento do uso do selo (custos diretos); e os custos relacionados às ações necessárias para atender as normas da certificação (custos indiretos).

Avenida Sete de Setembro, 4995 – Sala 01

Batel – CEP 80240-000 – Curitiba/PR

Telefone: (41) 9873-0077

email: contato@ramaglobal.com.br

Copyright © 2022 Rama Global

Abrir chat
Tire Suas Dúvidas Online
Olá 👋
Podemos te ajudar?