img img img img

Blog

Quem pode utilizar o selo FSC®?

Esta é uma das perguntas mais freqüentes que as pessoas nos fazem sobre o sistema de certificação do FSC. A dúvida surge principalmente por parte das empresas que ainda não passaram pela certificação FSC, mas que têm interesse em utilizar o selo, seja para promover o seu produto ou a sua imagem, seja para garantir aos seus clientes a origem de seus produtos.

Certificação Selo Ecológico

Os contatos com as entidades certificadoras podem ser obtidos através dos seguintes endereços:

Os 10 Princípios do FSC

O esquema de Certificação do FSC, bem como todos os padrões de certificação mundialmente estabelecidos pelo FSC, estão fundamentados nos seguintes 10 princípios:

Existem duas modalidades de certificação FSC: certificação de manejo florestal e certificação de cadeia de custódia. A primeira delas, a certificação de manejo florestal, ocorre na floresta, sendo a garantia de que os recursos florestais estão sendo explorados de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

A FSC-STD-40-004 é a norma que estabelece os requisitos para todos os empreendimentos que desejam obter a certificação de cadeia de custódia FSC. A nova edição desta norma (a versão 2-1) trouxe exigências importantes que deverão ser seguidas por todas as empresas certificadas.

Pelo significativo consumo de água, energia, madeira e matéria-prima de origem mineral, o setor da construção civil é alvo da procura por selos verdes, agregando tecnologias para evitar o desperdício de recursos naturais e o descarte de resíduos. Obras que seguem princípios ambientais atestados pelo selo custam 5% mais caro.

O FSC Brasil está fazendo uma campanha para as empresas certificadas se cadastrarem no FSC Marketplace. Trata-se de uma importante ferramenta criada pelo FSC Internacional, com o intuito de fornecer informações sobre produtos e materiais certificados FSC, e assim promover novas oportunidades de negócios ao redor do mundo.

No Brasil, a legislação em vigor exige que todos os empregadores e instituições que admitem colaboradores como empregados elaborem e implementem o PPRA e o PCMSO, independentemente do número de funcionários e do ramo de atividade.

Abrir chat
Tire Suas Dúvidas Online
Olá 👋
Podemos te ajudar?