Para que uma empresa possa receber a certificação FSC®, vários requisitos precisam ser observados. Elaboramos aqui uma relação de 5 passos primordiais que devem ser seguidos:

1. Possuir Fornecedores Certificados

Para a certificação de cadeia de custódia, é imprescindível que a empresa possua fornecedores de matéria-prima certificada. Se inicialmente a operação não possui um fornecedor certificado pelo FSC, ela poderá indicar em seu processo de certificação quais são os potenciais fornecedores certificados, lembrando que a permissão para a utilização da marca do FSC, contudo, somente será possível após a evidência de aquisição de materiais certificados. Outro ponto importante a destacar é que as normas do FSC não proíbem uma empresa certificada de continuar trabalhando com fornecedores não-certificados. É necessário, entretanto, que o sistema de gestão da cadeia de custódia esteja bem estruturado para identificar e fazer a separação entre processos certificados e processos não-certificados.

2. Implementar um sistema de gestão da Cadeia de Custódia FSC

A empresa candidata à certificação deverá se preparar para a certificação, adequando ou implementando um sistema de controle eficiente que garanta o cumprimento de todos os requisitos aplicáveis das normas do FSC para cadeia de custódia. É necessário definir os procedimentos para o controle e gestão do sistema de cadeia de custódia da organização, garantindo que os mesmos são adotados por todos os envolvidos no processo. Além disso, a empresa precisa desenvolver uma metodologia para rastrear todo o volume de material envolvido na produção certificada, demonstrando controles em relação à matéria-prima obtida, processos produtivos e produtos acabados.

3. Estabelecer e implementar um plano de treinamento

A organização precisará desenvolver um plano de treinamento cobrindo todos os requisitos normativos aplicáveis, e implementá-lo no que diz respeito ao treinamento efetivo dos colaboradores envolvidos em cada etapa do processo de cadeia de custódia.

4. Passar por auditoria de certificação

Após implementar o sistema de gestão da cadeia de custódia FSC conforme as normas aplicáveis, o empreendimento já estará apto a passar pela auditoria de certificação, que será realizada por uma entidade certificadora credenciada pelo FSC. O contato das certificadoras credenciadas no FSC Brasil pode ser acessado neste link.

No contato inicial com a certificadora, a organização deverá preencher alguns formulários contendo informações sobre a sua atividade e sobre o seu sistema de gestão da cadeia de custódia, além de assinar a proposta de certificação para que seja feito o agendamento da auditoria.

5. Aguardar a emissão do certificado

Após ser aprovada em auditoria, o próximo passo é aguardar a emissão do certificado e do código de licença para que possa utilizar o selo FSC e vender produtos como sendo certificados pelo FSC. Este prazo varia conforme a certificadora, e pode levar aproximadamente de 10 a 60 dias para ser emitido. Ao receber o número da certificação, a empresa conclui a etapa de obtenção da certificação FSC, e inicia uma nova etapa: a manutenção de sua certificação.

A Rama Global acompanha seus clientes em todas as etapas do processo de obtenção e manutenção da certificação FSC, de forma prática, rápida e eficiente.