Seja consciente: Dê preferência a produtos com o selo FSC

Você não precisa ser um ativista radical para demonstrar seu compromisso com o meio ambiente – o sistema FSC demonstra que podemos contribuir até mesmo a partir de nossas compras do dia-a-dia. Cada ato de consumo tem impactos, positivos ou negativos. Através de nossas decisões de compra, podemos tanto estimular práticas insustentáveis e ilegais, como também valorizar e encorajar atividades que trazem benefícios para o meio ambiente e a sociedade.

Ao comprar produtos de origem madeireira, é muito importante saber se os mesmos foram obtidos a partir de fontes responsáveis. É aí que entra a certificação do FSC para auxiliar o consumidor a ter esta garantia. Ao preferir um produto com o selo FSC, você valoriza a empresa comprometida com o meio ambiente e como o bem-estar da sociedade, estimulando outras a seguir pelo mesmo caminho.

 

Confira as 5 razões para escolher o selo FSC:

  • Você não contribui para aumentar o desmatamento da Amazônia
  • Você valoriza produtos cuja matéria-prima foi extraída de maneira responsável
  • Você faz parte de um movimento de consumo consciente
  • Você ajuda a reduzir a emissão de CO2, gás causador do efeito estufa
  • Você contribui para assegurar os direitos dos trabalhadores e de populações tradicionais que vivem na floresta

No final das contas, o poder de influenciar o mercado e induzir o comportamento das empresas está nas suas mãos. Por isto, em suas próximas compras, informe-se sobre a origem da matéria-prima utilizada na fabricação dos produtos. Procure e prefira produtos com o selo FSC. Se comprar direto do fabricante, solicite que o mesmo informe na nota fiscal o número de seu certificado FSC. Agindo assim, você estará dando uma contribuição importantíssima para a o meio ambiente e também valorizando as empresas com boas práticas socio-ambientais.