Seja consciente: Dê preferência a produtos com o selo FSC

O símbolo acima está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Podemos encontrá-lo em uma grande variedade de produtos, desde um simples papel impresso até embalagens de leite longa vida, pisos laminados, móveis de madeira, entre outros.

O que todos estes produtos têm em comum é o fato de serem provenientes da floresta, mais precisamente da madeira e, portanto, podem receber a certificação FSC®.

Mas afinal, o que significa FSC®

O FSC é a sigla para Forest Stewardship Council, que no Brasil é conhecido como Conselho de Manejo Florestal. Seu principal objetivo é a conservação e a preservação das florestas no mundo todo, através do manejo florestal responsável.

O FSC segue princípios e critérios que, aplicados à gestão florestal, garantem que os produtos com origem em uma determinada floresta foram obtidos com respeito ao meio-ambiente, aos trabalhadores florestais e à comunidade.

Pela sua seriedade, o FSC se tornou o sistema de certificação florestal de maior credibilidade no mundo todo. Com sede na cidade de Bonn, na Alemanha, e com representações nacionais em mais de 50 países, o FSC se consolidou como um elo confiável entre a produção florestal responsável e o consumo de produtos florestais com garantia de origem.

Assim, quando compramos ou vendemos um produto com o selo FSC, temos a garantia de que a madeira utilizada na sua fabricação veio de uma floresta que passou por um criterioso processo de certificação.

Hoje a certificação FSC é um diferencial importante frente aos concorrentes. A tendência é cada vez mais se tornar uma exigência para conseguir se manter no mercado.

1 Comentário
  1. Boa noite — nossa empresa já tem o selo FSC mas precisamos de ajuda para acompanhamento da nossa próxima auditoria em agosto. Eu acabei de enviar um email para vocês e preciso de uma resposta o quanto antes.
    Grato, Lourival